Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aniversários de Julho e Agosto

Continuamos a realizar festas mensais de aniversário, do jeito que a criançada gosta: guloseimas, música, dança, decoração e muita diversão. Tentamos fazer as festas assim como acontece socialmente, para aproximar as práticas do CEI às práticas vivenciadas na vida real.
 
Abaixo as fotos do aniversário de Julho e Agosto.














Exploração de instrumentos musicais

As professoras do CEI colocaram na rotina de atividades a exploração de instumentos musicais. Para falar a verdade, temos apenas alguns instrumentos, e precisamos investir mais na formação da musicalidade das crianças (e também dos educadores!). É necessário maior investimento em instrumentos, para ensinar às crianças que é possível produzir sons de qualidade com eles, e que cada um desses objetos produz um som diferente: mais grave, mais agudo... No Brasil, infelizmente, não se coloca a música e a arte como prioridade nos currículos escolares, o que não acontece em outros países. Temos bastante dificuldades ainda em planejar atividades na área da música, mas nem por isso desistimos de tentar...
 
Alguns exemplos de trabalhos com instrumentos musicais:
 
As professoras Rosilaine e Josefa fizeram uma roda de música, para tocar com as crianças e produzir sons, deixando com que eles explorassem as propriedades desses objetos...
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

 Já as professoras Vera e Gemima ofereceram os instrumentos em cantinhos previamente preparados para a exploração dos bebês e deixaram que eles experimentassem os objetos à vontade:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

Leitura para bebês - uma ação possível e indispensável


"Na educação infantil os professores emprestam generosamente sua voz aos
textos para que os autores possam falar às crianças, uma vez que elas ainda
não podem fazê-lo sozinhas. Também se oferecem como escribas para que elas
produzam textos na linguagem que se escreve, uma vez que ainda não sabem grafálos
convencionalmente. Assim elas podem contar com o olhar atento e curioso do
professor que sabe reconhecer como elas pensam."
(Orientações Curriculares - SME)
 
Muitos educadores resistem em ler para bebês ou até mesmo para crianças pequenas, alegando que eles não têm "concentração" suficiente para este tipo de atividade. Contudo, ao sabermos da importância que a imersão no mundo letrado e nas mais diferentes formas culturais que a escrita aparece, dentre elas a literatura, não podemos deixar de lado esta ação educativa primordial: ler em voz alta para os pequenos. E não qualquer leitura, mas sim livros apropriados ao universo da infância, com textos de alta qualidade litérária e feitos especialmente para as crianças, preocupados com a imagem (apresentação) e mais ainda com seu conteúdo.
 
Desde pequeno é possível aprender a "linguagem que se escreve", que é muito diferente da linguagem falada. Ao escrever, temos um jeito próprio de dizer as coisas, para que elas fiquem belas, emocionantes, interessantes, misteriosas, tristes, espantosas... A literatura é uma arte, e deve ser apresentada às crianças em sua forma original, sem troca de termos, sem simplificações. E este trabalho deve ser iniciado no berçário justamente por este motivo: porque sabemos que os bebês não conhecem os livros, e por saber que esta aprendizagem é imprescindível para a vida. 
 
As crianças do berçário do CEI Vila Ramos já tem esta oportunidade garantida, e sempre estão ouvindo a leitura de bons livros, feitas pelas educadoras da sala. Esta prática deve ser permantente na rotina do CEI e das Escolas de Educação Infantil:
 
 Um lugar aconchegante para ouvir a história...
 Bebês não se concentram? É mesmo?
 
 A professora realiza a leitura...
 
 Todos se divertem com o enredo, né Professora Jaqueline?
 
Depois os pequenos podem manusear o livro e tentar recuperar a história...
 
 
 Pensa que eles rasgam? Não não não...
 
 Os títulos são bem variados... mas devem atender à faixa etária.
 

As crianças tentam recontar a história.



 

Vamos brincar de basquete? - Mini-Grupo II C

A equipe do CEI busca a cada dia aproveitar os espaços em toda sua potencialidade. O que era uma área inutilizada pode virar um local muito divertido e estimulante para os pequenos.
 
Foi o que aconteceu com a parte de trás do CEI, que não era utilizada até alguns meses atrás. Tudo mudou por uma intervenção básica: a tabela de basquete.
 
Os pequenos gostam muito de brincar nesta área e tentar acertar a bola ao cesto. Quem não fica com vontade de lançar a bola ao ver um cesto de basquete pela frente?
 
A professora Andréia com sua turminha (Mini-Grupo II C) estrearam a tabela e brincaram bastante neste espaço:
 
 Marcas no chão ajudam as crianças a se orientar.
 
 Concentração digna de Oscar ou Hortência...
 
 O esporte trabalha o corpo e a mente.
 
 Este brinquedo é divertido para brincar em equipe, mas também sozinho...
 
 Dez a zero pra bola!
 
Até o diretor Marcos entrou na brincadeira!


Parceria com a saúde - avaliação da equipe odontológica do Posto de Saúde

Todos nós sabemos da importância de ter boa saúde. Tanto para os adultos, idosos e muito mais para as crianças, que têm toda a vida pela frente e devem aproveitar as oportunidades de aprendizagem gozando de plenas capacidades físicas e mentais.
 
Por isso, sempre que possível realizamos parcerias com a Secretaria de Saúde, para que as crianças sejam atendidas em suas necessidades básicas.
 
Tempos atrás a equipe de dentistas do Posto de Saúde da Vila Ramos esteve aqui no nosso CEI para avaliar a saúde bucal das crianças, a fim de encaminhar os pequenos ao tratamento bucal, se necessário.
 
Muitas crianças foram observadas pela Doutora Luciana, que fez um levantamento dos pequenos que precisam de intervenção médico-odontológica, como cáries, higienização... E estas crianças já foram encaminhadas para tratamento! Muitas, inclusive, já estão com a boquinha tratada e feliz... Além disso, a Doutora voltou ao CEI para fazer aplicação de fluor e também para ensinar os pequenos a escovar os dentes. Muito bom poder contar com esta equipe aqui na nossa unidade. Pois educar para o cuidado de si faz parte do currículo da Educação Infantil e faz muito bem às crianças.