"Considerar o espaço na elaboração do currículo da unidade de educação infantil dá ao professor a oportunidade de vê-lo como local de atividades com a função de ser um espaço de vida e de transformação que possa garantir continuidade ao que as crianças já sabem e apreciam, mas também de criação de novos conhecimentos e motivos."
(Orientações Curriculares, p.33)
Partindo da premissa de que a organização dos espaços é fundamental na construção das propostas das unidades de Educação Infantil, nada mais correto em preocupar-se em como as salas e os ambientes estão estruturados para as mais diversas atividades cotidianas. Os ambientes têm que garantir boas interações, serem acolhedores, limpos, organizados, alegres e possibilitarem diversas experiências às crianças, nas mais diferentes linguagens.
Como estamos falando de um prédio com certas limitações de espaço, faz-se ainda mais necessários nos perguntarmos como ele pode acolher às necessidades das crianças, de que forma podemos arranjá-lo e desarranjá-lo para alcançarmos às metas propostas em nosso currículo, quanto à expressividade, brincadeiras, linguagem corporal, conhecimento de mundo.
Aqui estaremos apresentando algumas soluções que os educadores estão pensando para que esse espaço seja rico em vivências e oportunidades para os pequenos.
Explorar a área externa com as crianças... Há muita coisa a se descobrir...
Roda de história na sala
Colchonetes e lençóis virando cabaninha...
E cantinho de leitura...
A parede do solário vira tela de pintura...
Rodas de conversa no parque
A sala vira cinema...
Circuito na sala, por que não?
Caixotes, esteiras, sofazinhos de caixa de leite... Tudo é material em potencial.
Opa!!! Cantinho de livros na cozinha? Aqui pode!!!
As crianças montam os próprios cenários...
Piscina de bolinhas na sala...
Outra proposta de cantinho de leitura...
Desenhar em diferentes posições é proposta do Berçário...
Sabe aquele eletrônico velho? Também vira faz de conta...
Neste ano os professores estão se dedicando a estudar um pouco mais de perto a questão dos ambientes na Educação Infantil. Desta forma, esperamos construir ambientes mais organizados daqui para a frente, aproveitando os materiais que temos e também materiais diversos e não estruturados para a montagem de cantinhos. Assim que tivermos novidades, colocaremos aqui no Blog para vocês...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas impressões, comentários, idéias, sugestões. Gostamos muito de ouvir você!