quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A escrita de listas - Mini-Grupo II C

"As crianças podem aprender a produzir seus próprios textos (bilhetes, listas,
etc.) ainda que não convencionalmente, conhecer as características e os usos das cartas e dos diários, relacionar textos e imagens na leitura dos álbuns de figurinhas e utilizar as características gráficas desse portador de textos para arriscar-se em suas próprias leituras."
(Orientações Curriculares - SME)
 
Como parte do trabalho com a linguagem verbal, a escrita deve ser apresentada à criança desde cedo, em sua forma socialmente utilizada, como é o caso das listas, cartas, bilhetes.  Quem nunca precisou fazer uma lista para lembrar-se, por exemplo, do que trazer do supermercado? Ou uma lista de nomes das pessoas participantes de um chá de bebê? Pois é, assim a escrita deve ser apresentada e trabalhada com as crianças: em seu significado cultural, com a finalidade de comunicar, guardar na memória, organizar o pensamento.
 
A professora Andréia, do Mini-Grupo II C,  utilizou-se desse gênero textual (a lista) para escrever juntamente com as crianças os itens do supermercado, com os produtos pertencentes ao cantinho que foi construído com esta finalidade, de "brincar de fazer compras".
 
As crianças ajudaram a fazer a lista

 Neste caso, a professora serve de "escriba" para as crianças, produzindo o texto na frente delas.
 
 O uso da letra bastão é o mais adequado, porque socialmente esta letra é mais usada em produtos, cartazes, entre outros.
 
A participação da criança é fundamental nessas atividades, pois ela é protagonista do processo de aprendizagem.
 
 






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