quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Chamada Viva - o nome próprio como fonte de conhecimento - Mini-Grupo I CD

Uma das áreas do conhecimento que trabalhamos na Educação Infantil é a linguagem verbal, sendo ela: a leitura, a escrita e a oralidade. E uma das formas mais significativas de fazer as crianças perceberem a função social da escrita é o uso do nome próprio. Para nomear os objetos, para determinar o pertencimento dos materiais, para fazer a chamada da turma. As professoras Ana  Josefa e Rosilaine se utilizam do recurso da Chamada Viva para ensinar várias coisas às crianças: o nome próprio, a questão da identidade, o trabalho em grupo: quem está ou não presente naquele dia.
 
 As crianças aprendem não só os próprios nomes, mas como os dos colegas também.
 
 E sentem-se felizes quando encontram seu nome.
 
 Mostram o nome para os colegas.
 
 Encaixam o nome na lista.
 
A professora sempre por perto, para auxiliar e fazer boas intervenções.
 
A professora deve valorizar os avanços das crianças.
 
 
 
 
 
 
Outros trabalhos podem ser realizados com o nome próprio: dominós, jogos da memória, trilhas, trabalho com as letras iniciais dos nomes, comparações da grafia (número de letras, letras idênticas)... entre muitas outras possibilidades. O nome próprio é sempre significativo, é o primeiro presente que ganhamos ao nascer e vai nos significar pelo resto da vida, por isso tem tanta importância para as crianças pequenas.


2 comentários:

Deixe aqui suas impressões, comentários, idéias, sugestões. Gostamos muito de ouvir você!