Uma das áreas do conhecimento que trabalhamos na Educação Infantil é a linguagem verbal, sendo ela: a leitura, a escrita e a oralidade. E uma das formas mais significativas de fazer as crianças perceberem a função social da escrita é o uso do nome próprio. Para nomear os objetos, para determinar o pertencimento dos materiais, para fazer a chamada da turma. As professoras Ana Josefa e Rosilaine se utilizam do recurso da Chamada Viva para ensinar várias coisas às crianças: o nome próprio, a questão da identidade, o trabalho em grupo: quem está ou não presente naquele dia.
As crianças aprendem não só os próprios nomes, mas como os dos colegas também.
E sentem-se felizes quando encontram seu nome.
Mostram o nome para os colegas.
Encaixam o nome na lista.
A professora sempre por perto, para auxiliar e fazer boas intervenções.
A professora deve valorizar os avanços das crianças.
Outros trabalhos podem ser realizados com o nome próprio: dominós, jogos da memória, trilhas, trabalho com as letras iniciais dos nomes, comparações da grafia (número de letras, letras idênticas)... entre muitas outras possibilidades. O nome próprio é sempre significativo, é o primeiro presente que ganhamos ao nascer e vai nos significar pelo resto da vida, por isso tem tanta importância para as crianças pequenas.
Boa idéia:dá para usar na minha sala.Obrigada!
ResponderExcluirBoa idéia:dá para usar na minha sala.Obrigada!
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