terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mini-Grupo II C - A casinha


"A função do jogo no processo educativo irá depender do projeto pedagógico da unidade educacional e de como o professor o inclui nas situações que compõem os ambientes de aprendizagens das crianças. Nesse sentido, a brincadeira deve ser uma atividade diária no cotidiano das instituições, possibilitando que as crianças aprendem novas formas de brincar conforme são provocadas por desafios que elas se colocam ou são colocados pelo professor."
(Orientações Curriculares - SME)

 
 
A professora Andréia, do Mini-Grupo II C, criou uma intervenção no ambiente que ficou simplesmente um arraso: uma casinha, ou uma cabaninha feita com cabos de vassouras, TNT e fio de pesca (para pendurar). A intenção era, a princípio, criar um cantinho aconchegante para a realização das leituras diárias, a roda de leitura. Contudo, esta criação da professora abriu portas para muitas outras possibilidades, e virou um cantinho onde as crianças brincam de tudo: de casinha, de salão de beleza, entre muitos outros jogos simbólicos.
 
Acompanhem um dia dentro da "Casinha".
 
Ponto de encontro das crianças.

Este tipo de intervenção aérea delimita um espaço para um cantinho e é ótima opção para salas pequenas.
 
 
 

Um comentário:

  1. ai to amando esse blog, assim posso ver o que meu filho e as outras crianças aprendem, muito legal :D. sou a mae do Pedro Henrique do mini grupo 2 ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas impressões, comentários, idéias, sugestões. Gostamos muito de ouvir você!