quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mini-Grupo II B - O fantástico mundo da imaginação


"A dramatização está ligada ao jogo, onde reside a raiz de toda a criação infantil. Muito cedo, as crianças começam a brincar de ser coisas diferentes, destacando ou modificando sua própria aparência. A experiência de interagir com diferentes parceiros as leva a imitar significativamente seus gestos, movimentos e expressões. Nessas brincadeiras, as crianças poderão ser apoiadas pelo professor ou pelos colegas na utilização de vários elementos característicos do teatro: fantasias, maquiagem, adereços, máscaras, etc."
(Orientações Curriculares - SME)
 
Como proposta pedagógica para o ano de 2012 temos a implantação de cantinhos de atividades diversificadas na rotina como modalidade permanente. Os educadores da unidade estão dedicando o horário de estudos (o PEA) para aprofundar o olhar sobre esta prática, que tem como objetivo propiciar brincadeiras em que as crianças tenham autonomia, possibilidade de escolha e auto-gerenciamento. Que possam criar enredos e brincar sem ter um adulto determinando o tempo todo a atividade. A proposta de trabalho em cantinhos possibilita ainda que o professor possa observar melhor as crianças, ficar mais livre para interagir com os pequenos grupos e livrar-se do papel de único par avançado da sala, pois as crianças aprendem muito umas com as outras.
 

 
Na sala da professora Marelita, Mini-Grupo II B, foi implantado há poucos dias um cantinho novo: de fantasias. As crianças gostaram demais do novo cantinho, que foi preparado com muita dedicação pela professora, que o apelidou carinhosamente de "Fantástico mundo da imaginação". Não é uma fofura?
 
Vejam algumas fotos:
 
Olha o capricho do arranjo do ambiente. Tudo ao alcance das crianças e organizado com todo capricho. Não dá vontade de brincar?

Os enredos que envolvem super-heróis e princesas são os preferidos.

Fantasias, óculos, perucas, chapéus, coroas... Quem não gosta?
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões, comentários, idéias, sugestões. Gostamos muito de ouvir você!