quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mini-Grupo II B - Trabalhando com o nome próprio



"A escrita do nome próprio é uma das mais importantes conquistas da criança que entra no mundo das letras. Todos sabem que é importante trabalhar com o nome próprio  da criança na Educação Infantil. Os motivos são muitos: o nome é verdadeiro porque ele representa uma pessoa. Para ela, é muito significativo trabalhar com seu nome porque esse conjunto de letras diz algo sobre ela: sua identidade. Nomes têm função social claramente definida: identificar as pessoas, marcar seus pertences, etc."
Orientações Curriculares - SME 
 
 
A professora Marelita sempre inclui no roteiro atividades que trabalhem os nomes das crianças, como forma de aprenderem a reconhecê-los e também começar a escrevê-los para nomear as próprias atividades e também seus pertences. Na verdade, com os nomes próprios da turma, as crianças podem começar a pensar sobre a escrita como sistema de representação: seu funcionamento, a regularidade da escrita, a permanência do que se escreve, a formação das palavras. É muito importante que isso comece desde cedo, pois desde o nascimento a criança está imersa numa cultura letrada, e precisa pensar sobre o sistema de escrita. Não se trata de alfabetizar na creche, mas sim de propiciar contato com um dos maiores bens culturais da humanidade. E creche é lugar de cultura!
 
 
As letras móveis são importantes ferramentas do professor quando o assunto é escrita.

Os pequenos têm muita curiosidade em relação ao sistema de escrita. O Eduardo já está bem avançado em suas observações.

Brincando e aprendendo.


2 comentários:

  1. Legal.A gente aprende com eles(as).

    ResponderExcluir
  2. Estou visitando seu blog pela 1ª vez e adorei! Parabéns pela iniciativa e pelas dicas de atividades!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas impressões, comentários, idéias, sugestões. Gostamos muito de ouvir você!