quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por que trabalhar com cantinhos de atividades diversificadas?




 
Há muitas definições interessantes sobre o trabalho com cantinhos de atividades diversificadas na Educação Infantil, mas encontramos um texto que resume bem os objetivos que queremos alcançar com esta proposta, retirado da apostila "Cantos de atividades diversificadas", do Instituto Avisa Lá com a Kidsmart:
 
"Com essa modalidade de organização garantimos que as crianças possam vivenciar diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonimia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal. É importante que esse tipo de organização favoreça o acesso aos mais variados bens culturais como os proporcionados pela produção literária e comunicação, pela produção artística, por exemplo. Essa proposta tem função decisiva na formação pessoal e na construção da autonomia da criança, uma vez que prescinde de um controle direto do professor. Por outro lado, permite que o professor observe mais atentamente os problemas enfrentados pelas crianças, suas dificuldades, aprendizagens, gostos e interesses, o que muito os auxiliará em seu replanejamento."
 
 
Objetivos didáticos do trabalho com cantinhos (ou o que o professor espera que as crianças aprendam):
 
- Escolher com autonomia tendo suas decisões respeitadas e apoiadas pelos adultos;
- Realizar ações sozinhas ou com pouca ajuda do adulto e de outros parceiros;
- Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
- Relacionar-se com os outros, adultos e crianças, demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências.


Conteúdos:
 
- Participação em situações de brincadeiras e jogos nas quais pode escolher parceiros, softwares e outros recursos;
- Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente, como por exemplo, os combinados para socializar a única máquina da sala;
- Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
- Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.



Sala do Mini-Grupo II B organizada em cantinhos de atividades (professora Marelita)


 Sala do Berçário II CD já iniciando o trabalho com cantinhos (professoras Ana Maria e Genizileny)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões, comentários, idéias, sugestões. Gostamos muito de ouvir você!