terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mini-Grupo II B - Jogando o Jogo da Velha

"Com o seu desenvolvimento, a criança passa a apreciar jogos de regras,
nas quais criam formas de alcançar um determinado objetivo obedecendo a limitações
colocadas pelas normas acordadas pelos jovens jogadores. Aprender a explicar as

regras de uma brincadeira para outra criança pode ampliar a compreensão que a
própria criança que explica tem do seu comportamento na atividade."
(Orientações Curriculares - SME)
Há muitos motivos para ensinar jogos de mesa ou jogos de tabuleiros para as crianças. Primeiramente porque são elementos culturais, ensinados de geração em geração e a escola é lugar privilegiado para apropriação e expansão dos bens da cultura. Segundo porque os jogos tradicionais de mesa são importantes cenários para as crianças aprenderem regras, dominarem estratégias, divertirem-se e desempenhar com sucesso seu papel de jogador. Eles podem apropriar-se das regras convencionais dos jogos ou até mesmo criar algumas regras, combinadas previamente com os participantes da equipe.
 
A professora Marelita, do Mini-Grupo II B, resolveu colocar isso em prática e ensinou o conhecido jogo da velha para os pequenos, utilizando-se de materiais recicláveis para compor o tabuleiro.
 
Um dos critérios básicos para ensinar as crianças a jogarem é saber que se faz necessário muito contato com o jogo a ser aprendido, isto é, a criança deve ter oportunidade de jogar muitas vezes para aprender as regras e tornar-se boa jogadora. O adulto pode servir de modelo, de par avançado, aquele que vai ensinar as regras, e não precisa ser necessariamente o professor. Pode-se solicitar a participação de outros funcionários ou até mesmo de familiares dos pequenos para esta empreitada.
 
Para tornar este trabalho mais fácil para o professor, e mais significativo para as crianças, todos os dias na sala de convivência pode ser montado um cantinho com jogos para os pequenos, que com autonomia brincarão nos momentos que sentirem vontade. Os jogos podem ser ensinados aos poucos, assim no final do ano letivo, os pequenos estarão com um repertório de jogos bem ampliado.
 
Veja como as duplas de jogadores se divertiram:
 
Papel colorido, durex colorido, tampinhas de garrafas ou peças perdidas de antigos jogos...

Discutir as regras com os amigos também é uma maneira de aprender limites éticos, pois aceitar a derrota e reconhecer a vitória do outro é um importante aprendizado. Além disso, é possível partilhar objetivo comum, que dá sentido ao jogo.





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